2.4.06

A candidatura na Imprensa

O anúncio da candidatura de Moisés de Lemos Martins a Reitor da Universidade do Minho motivou uma série de notícias na imprensa nacional e regional.
Nos dois dias que se seguiram à revelação foram publicados textos nos seguintes diários:

Correio do Minho
Diário do Minho (acesso condicionado)
Jornal de Notícias
Público (acesso condicionado)


Com a devida vénia, transcreve-se a seguir a notícia publicada no jornal Público

Dois candidatos a reitor na Universidade do Minho

Ao contrário do que estava a esboçar-se, as eleições para a liderança da Universidade do Minho (UM), marcadas para daqui a dois meses (31 de Maio), não vão ser disputadas apenas pelo actual reitor, Guimarães Rodrigues, que confirmou há mês e meio a recandidatura.
Conforme apurou o PÚBLICO, o presidente do Instituto de Ciências Sociais, Moisés Martins, anunciou ontem, durante uma reunião do conselho das escolas da UM, que também vai avançar, em nome de um "necessário sobressalto académico e cívico".
"Candidato-me com um projecto que dê centralidade à academia e combata a política autoritária e de pensamento único instalada na UM", adiantou Moisés Martins, acusando o actual reitor de ser responsável pelo "grau zero" a que chegou o debate académico.
Por exemplo, alega, o órgão consultivo criado por Guimarães Rodrigues "sobrepõe-se" ao senado da UM, que "apenas legitima as decisões políticas ruins" do reitor, em vez de definir as "linhas estratégicas" da universidade. O mesmo sucede com o conselho das escolas. Acresce, diz ainda, que na Intranet da UM o "debate interno passou a estar impedido", circulando apenas informação institucional. A.P.
POL nº 5848 | Sábado, 1 de Abril de 2006