24.5.06

«Palavras excessivas e deslocadas»

O Prof. Guimarães Rodrigues procedeu hoje à apresentação do seu programa de candidatura numa sessão a que resolvi assistir por respeito por aqueles que são meus oponentes de ocasião, alguns dos quais, em circunstâncias passadas, foram meus companheiros de equipa ou de trabalho, circunstância que muito me honra e desejo que possa voltar a repetir-se.
A preservação de relações de amizade e de trabalho para além do acto eleitoral é desejável do ponto de vista individual, mas é-o sobretudo do ponto de vista da Universidade, que só terá a ganhar com o facto de serem capazes de trabalhar em conjunto aqueles que por sentido do dever se viram em situação de confrontação de pontos de vista e de planos de acção.
Se há coisa que não divide as duas candidaturas é o empenho dos respectivos membros na construção de uma Universidade que a todos orgulhe.

Vem isto a propósito de palavras que reputo excessivas e deslocadas, proferidas pelo Prof. Guimarães Rodrigues a respeito dos membros da candidatura que se lhe opõe. Considerou o Prof. Guimarães Rodrigues como hipócrita a demarcação feita por aqueles relativamente ao teor das mensagens anónimas colocadas no blogue. Disse também que o esterco se entranha em quem nele chafurda e que permanece; que é bom que tal aconteça porque marca e que eles não passarão.
Ou eu não entendo nada do que o Prof. Guimarães Rodrigues quis dizer ou ele disse, de facto, que os que tiveram a ousadia de se lhe opor estão marcados e que ele cá estará para lhes pedir a devida conta. Pessoalmente penso que esta postura dificulta sobremaneira uma possível colaboração futura, o que muito me penaliza.

Queixou-se o Prof. Guimarães Rodrigues e mais membros da sua equipa de ter sido levada para fora da academia, pela candidatura oposta, o debate, prejudicando a imagem da Universidade. Por muita simpatia que tal posição possa merecer, a verdade é que o debate livre está inviabilizado dentro da Universidade, pelo facto de os canais de comunicação serem moderados e de serem muito questionáveis a imparcialidade e os critérios dos respectivos moderadores. Assim, tenha paciência Prof. Guimarães Rodrigues, mas quem quer estar seguro de poder exprimir uma opinião não censurada vê-se obrigado a recorrer a meios externos à Universidade.
Que as coisas tenham chegado a este ponto é lamentável mas é um facto.

Não me compete a mim pronunciar sobre outros aspectos da sessão mas este atingiu-me particularmente, magoou-me e mais que tudo decepcionou-me; supunha que tinha um conhecimento mais profundo do Prof. Guimarães Rodrigues e que na pessoa que eu conhecia não cabia um procedimento como o de hoje.
Tenho alguma esperança de que depois de 31 de Maio possa tudo ser classificado como excessos de campanha, desculpado e esquecido; oxalá seja possível.

José Borges de Almeida
(Proposto para Vice-Reitor com a responsabilidade da investigação científica e tecnológica. Professor Catedrático da Escola da Ciências)


Endereço para comentário: moises.comentario@gmail.com