26.5.06

Debate de segunda-feira:
AGR impõe silêncio à assembleia

A candidatura do Prof. António Guimarães Rodrigues impôs como condição para o debate de segunda-feira se realizar que a assembleia presente não pode fazer perguntas aos candidatos.

A candidatura do Prof. Moisés Martins manifestou de imediato total discordância com esta posição, tendo-a aceite sob protesto, para não inviabilizar o frente-a-frente. Trata-se de uma forma de menorização da comunidade académica de todo inaceitável. Já não bastava que não pudesse votar: nem sequer pode ir a um debate e solicitar esclarecimentos àqueles que se propõem dirigir a Universidade nos próximos quatro anos.

Os contactos que decorreram hoje entre as duas candidaturas permitiram acordar o nome do moderador do debate: será o Prof. Rui Vieira de Castro, recentemente eleito Vice-Presidente do Conselho Académico. O formato do debate inclui as seguintes regras:

  • Apresentação dos candidatos e das regras do debate, feita pelo moderador (5 min.)
  • Apresentação das ideias e propostas para a Unversidade por parte de cada um dos candidatos, com ordem de intervenção a definir por sorteio (15 minutos cada)
  • Perguntas alternadas aos candidatos feitas pelo moderador (5 minutos para a resposta, podendo haver lugar a uma réplica breve)
  • Declaração final de cada um dos candidatos (5 minutos cada).

Endereço para comentário: moises.comentario@gmail.com