1.6.06

Resultados e algumas notas

A Assembleia da Universidade do Minho decidiu, nas eleições de ontem, reconduzir António Guimarães Rodrigues no cargo de Reitor, com uma expressiva marca de 72 votos, correspondentes a 76,6% dos membros daquele órgão.
Moisés de Lemos Martins contou com 19 votos do colégio eleitoral (20,2%), tendo-se verificado ainda três votos brancos.
Votaram todos os 94 membros da Assembleia.
O Prof. Guimarães Rodrigues saudou, no final dos trabalhos, a candidatura do Prof. Moisés Martins e o contributo que deu para a vivência democrática, neste processo eleitoral.
Falando aos jornalistas após a Assembleia, Moisés de Lemos Martins - e citamos o JN de hoje - "felicitou Guimarães Rodrigues, fazendo votos para que tenha 'um mandato melhor que o anterior à frente da UM'. Na hora da derrota vestiu a 'pele' de docente universitário, comprometendo-se a ter uma actuação 'leal, frontal e crítica'. Contudo, o candidato derrotado teceu críticas ao actual regime de eleição do reitor da UM, um dos temas bastante debatido na campanha eleitoral, já que considerou que a Assembleia da Universidade 'não exprime os reais interesses académicos e científicos da instituição'. Uma opinião, de resto, partilhada por Guimarães Rodrigues que admitiu, futuramente, rever o actual processo de eleição do reitor".
A leitura destes resultados e a resposta à questão "e agora?", que muitos têm formulado, será dada pelo próprio ex-candidato muito brevemente, neste espaço.