11.11.07

Recomeçar

Recomeço neste espaço o debate sobre a vida universitária. Faço-o quando nos preparamos para eleger os nossos representantes na assembleia que vai elaborar os novos Estatutos da UM. Mas vou dar mais um passo, trazendo para a boca de cena a minha interrogação sobre a condição académica.
É por pensar que a qualidade de uma vida não está na sua duração nem na sua acomodação que empreendo esta viagem. Acredito que é nos caminhos que dobramos que está a fulguração da nossa vida, a sua densidade e intensidade.
Cada época tem de tentar de novo, tem de tentar sempre, resgatar do conformismo a tradição. Mas a única sabedoria que existe está em coser a paciência antiga com as nossas impacientes chegadas.
É este o desafio que gostaria de cumprir na viagem que ora empreendo.

Moisés de Lemos Martins

PS - Recordo aqui o estatuto editorial deste blogue:


Estatuto editorial do "Universidade Plural"

1. O Universidade Plural é um espaço personalizado de análise e debate de temas relacionados com a universidade e, em particular, com a vida académica da Universidade do Minho.

2. O Universidade Plural defende e pratica a livre e plural expressão de ideias e opiniões, estimulando a reflexão, o debate e a crítica.

3. O Universidade Plural não faz concessões à superficialidade, abordando todas as matérias com seriedade e respeito pelos direitos fundamentais das pessoas e pelas normas éticas de comportamento em sociedade.

4. O Universidade Plural é um espaço da responsabilidade de Moisés de Lemos Martins, mas aceita e encoraja contributos de outros autores que se enquadrem nas temáticas aqui abordadas.

5. O Universidade Plural aceita comentários de forma moderada - previamente lidos e com publicação diferida - comprometendo-se a publicar todos os que não contenham conteúdo difamatório ou injurioso.