22.4.06

Da Universidade para a Região

Com um contributo sobre o lugar que a universidade deve ocupar na região, da autoria de J. Cadima Ribeiro, Professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão, damos sequência a um dos propósitos deste blog, o de ser espaço participado de debate de ideias sobre a UMinho.
Do texto - cuja versão integral está AQUI - reproduzem-se a seguir dois excertos:

- "Instituições como a Universidade são vectores marcantes do campo de forças a que se alude antes. A sua importância estratégica será tanto maior quanto a instituição universitária tenda a ser vista pelas empresas e populações da região envolvente como um agente de primeira ordem da parceria mobilizável para o desenvolvimento. (...) Uma percepção errónea do significado e importância destes dados poderá levar a pretender que as instituições de formação superior e de investigação se constituam em centros de poder social e político, mesmo faltando aos seus intérpretes a legitimidade que resulta dos processos democráticos de escolha pública alargada"

- "Quando se consideram as propostas avançadas pelo actual reitor da UMinho, no início do seu mandato, de um designado "Pacto de Desenvolvimento Regional" ou, mais recentemente, de uma candidatura do Minho a "Região Europeia do Conhecimento", é em grande medida desse mal-entendido que se trata, para além de denunciar alguma insuficiência de informação. Lamentavelmente, este laborar no erro não só inviabiliza ideias que, em si, poderiam ser portadoras de futuro (refiro-me à do pacto regional, que não à da "região" do conhecimento), como tira espaço à Instituição no seu diálogo com os demais actores sociais. Se, entretanto, nem tudo foi perdido, é porque a UMinho vai muito para além da sede de protagonismo e estreiteza de leituras do actual titular".