Apresentação da equipa - Azurém
Amanhã, quinta-feira, Moisés de Lemos Martins apresenta à academia a equipa que o acompanha nesta candidatura.
A sessão terá lugar pelas 16h00, no anfiteatro B1.10 do Campus de Azurém.
Esta manhã foi disponibilizada através da UM-Net uma mensagem que, a este propósito, Moisés Martins enviou a toda a comunidade.
Transcreve-se, a seguir, parte do seu conteúdo:
"Caros docentes, funcionários e alunos,
Há dias, apresentei-me à Academia no campus de Gualtar. Denunciei a entorse autoritária que em quatro anos nos converteu numa Universidade triste, medrosa e de voz acorrentada. Apresentei uma ideia de Universidade centrada academicamente. E estabeleci o meu compromisso com a Universidade.
Na ocasião, anunciei o compromisso que estabeleço com a Universidade para o imediato:
- Antes de mais nada, é meu propósito lançar e concluir logo no primeiro ano de mandato o processo de democratização da eleição do Reitor, que hoje é uma eleição legal, mas completamente imoral;
- Proponho uma presença reitoral permanente nos campi universitários de Gualtar e de Azurém. Para Azurém, proponho mesmo a presença permanente de um Vice-Reitor;
- Proponho uma Reitoria de porta aberta nos campi um dia por mês, para ouvir docentes, funcionários e alunos;
- Proponho a redignificação do Senado como órgão superior que define e estabelece a estratégia de desenvolvimento da Universidade;
- Proponho trabalhar no sentido de credibilizar o Conselho Académico, repensando com a Academia a sua constituição e o seu funcionamento;
- Proponho a criação do lugar de administrador da Universidade;
- Proponho que os campi universitários sejam espaços abertos à comunidade e que tenham vida própria para lá do horário da aulas, combatendo do mesmo passo a atmosfera deprimente que se apossa dele aos sábados de tarde e aos domingos, e também todos os dias úteis depois das vinte horas;
- Proponho a animação social e cultural dos campi. Estudarei a abertura dos campi em horário nocturno, com bibliotecas e serviço de restauração garantidos, para acolher novos projectos de ensino, quer com públicos tradicionais, quer com novos públicos;
- Trabalharei com a Associação Académica no sentido de trazer de imediato a Rádio Universitária para o campus de Gualtar. E estudarei a cedência gratuita de estruturas instaladas nos campi, como, por exemplo, os anfiteatros, para realizações culturais propostas pela comunidade;
- Repensarei o modo de utilização dos anfiteatros para actividades académicas, alterando a estratégia mercantil e empresarial que hoje se lhes aplica.
Caros docentes, funcionários e alunos, conto convosco no campus de Azurém, em Guimarães, na próxima quinta-feira.
As melhores saudações a todos.
Moisés de Lemos Martins"
24 Comments:
Não teremos dúvidas que será uma excelente equipa, competente, corajosa, capaz de enfrentar a difícil situação em que se encontra a UM. Boa sorte!
Presidente do IEP
Até há pouco, sabia-se que, como Presidente de Escola, pouco poder de interlocução tinha com Guimarães Rodrigues. Agora,aparece como seu candidato a vice-reitor (que acumula com as funções de Presidente da Comissão Eleitoral!...).
Alguém nos explica o que se passou entretanto?...
Também quero que se divulgue, como o Prof. Moisés e muitos colegas, quem são os membros da Assembleia Eleitoral. Têm de ser responsabilizados pelo seu voto. A maior parte de nós não sabe quem o "representa", perdidos que estamos em sistemas de mediação que nunca mais acabam. E quem julga representar-nos nem nos pede a opinião. Vão votar em nome de quem?...Este sistema de eleição só existe porque permite a manipulação fácil.
O Presidente do IEP, não tem que ter «poder de interlocução» com Guimarães Rodrigues. Ele está lá para fazer número, que é do que precisa o cadidato a Reitor, porque quem vai mandar, caso ganhe, é ele e um outro vice. Os restantes não riscam nada, e caso tenham essa pretensão vão para a rua - outro ocupará o lugar de jarra de adorno. Assim foi com a equipa inicial deste mandato.
Transparências/Colégios Eleitorais
Há alguns Institutos Politécnicos em que o Colégio Eleitoral só é constituído DEPOIS de terminar o prazo de apresentação de candidaturas para a Presidência e em que as eleições para esse Colégio Eleitoral são feitas por listas e por corpus. E depois achamo-nos muito superiores aos Politécnicos!
De qualquer modo o que quero é eleição "directa", como já a pretendia Lúcio Craveiro, que eu saiba.
Como já foi referido neste Blog, na Universidade do Porto está também a decorrer a campanha eleitoral para eleição do Reitor, onde hoje vai decorrer uma Sessão de Apresentação de Candidatura, conforme segue notícia abaixo. De referir que até o "tratamento" dado a todos os que nela laboram é diferente do usual nesta academia.
*******************
"SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA A REITOR DA UP
04 de Maio de 2006
Informam-se os Senhores Funcionários Docentes e não Docentes e Discentes da FDUP que, no próximo dia 04 de Maio de 2006, decorrerão as sessões de apresentação de candidatura a Reitor da U.P. nesta Faculdade, nos seguintes horários:
10h30 ? Prof. Doutor Ferreira Gomes
(Sala 2.02)
17h00 ? Prof. Doutor Marques dos Santos
(Anf. 1.01)
Mais se informa que os funcionários não docentes estarão dispensados dos respectivos serviços, para poderem assistir às já referenciadas sessões, devendo, contudo, ser assegurado, o funcionamento mínimo regular dos serviços."
Com a postura, dignidade, de carácter forte e plural do Professor Moisés Martins já se vive um clima diferente na Nossa Academia!
Força!
A bem da candidatura:
é preciso explicar o financiamento de promessas eleitorais dispendiosas, em tempo de vacas magras.
para bem de nos todos foi criado no mais que famoso portal da comunicação um tema de discussão ?ELEIÇÃO DE REITOR?
Caros colegas:
Solicitei a criação deste forum por motivos óbvios. O uso da UM-Net directa ou por caminhos ínvios pode causar mal-estar, contribuir para entupir as nossas caixas de e-correio (sobretudo se o debate aquecer) e levar à tentação da censura, o que nos leva por caminhos inférteis, i.e. em que não nos deveríamos concentrar e perder neste debate.
O risco que se corre é o de ficar relegado para um canto dum portal algures no ciber-espaço, i.e. a pregar no deserto.
Cabe-nos evitar que isso aconteça, dando a conhecer este fórum, cuja melhor propaganda será certamente constituida pelo nível das tomadas de posição nele inseridas.
A seu tempo registarei tb. a minha posição relativamente à peleja em andamento, mas para já gostaria de me retirar do palco e dar a palavra a todos e cada um de vocês, membros da comunidade da U.M.
Força,
Carlos Páscoa Machado
colega aqui podemos expressar as nossas opinioes sem ?rótulos? e de forma anónima.
GOSTEI DE VER A IDEIA DA GESTÃO PROFISSIONAL ( UM ADMINISTRADOR ). EU OUÇO FALAR NESTE TIPO DE GESTÃO DESDE OS ANOS OITENTA..
QUE SE CUMPRA O MANIFESTO, MUITA SORTE PROFESSOR MOISÉS.
CVP
CARO PROFESSOR,
INFELIZMENTE NÃO VOU PODER ESTAR PRESENTE (MAIS UMA VEZ), CONTUDO NÃO QUERO DEIXAR DE EXPRESSAR OS MEUS DESEJOS DE UMA CAMPANHA FELIZ.
PAULO VIEIRA DE CASTRO
SEMPRE QUE TIVEMOS UM ADMINISTRADOR A UNIVERSIDADE FUNCIONOU MUITO BEM QUASE NÃO SE NOTAVM OS PROBLEMAS. TAMBEM SE DIGA QUE DAQUELE SENHOR JÁ NÃO EXISTE E SERÁ PRATICAMENTE DIFICIL DE ENCONTRAR.
Parece que também é intenção da actual Reitoria acabar com o lugar de ADMINISTRADOR DOS SERVIÇOS DE ACÇÂO SOCIAL.
Infelizmente, isso será uma medida muito má para Universidade.
É MUITO BOA ACABEM COM O LUGAR. RECEBE O DOBRO DE DOIS CATEDRÁTICOS E A PROFESSORA MARGARIDA QUE FIQUE COM ESSA ÁREA
Não estou de acordo que se acabe com o lugar de Admin dos SAS.
Então, e que vou eu fazer depois?
Um cliente.
É SÓ ELE QUE VAI PARA O DESEMPREGO.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
não é um tacho é uma panela!
Aguentamos o rigor
Não temos pena dos traídos
passamos por infractores e banidos
Não respeitamos conveniências
não ligamos a conchavos
não suportamos aparências
não gostamos de maus tratos
Aguentamos até os "chefes"modernos
e seus segundos cadernos
Aguentamos até os comandados caretas e as suas verdades perfeitas
Nos aplaudimos rebeldias,
e não tiranias
Condenamos mentiras e vaidades
Nos gostamos dos que tem vontade,
dos que tem desejos...
O que não gostamos é desta tirania
O que não admitimos é o silencio
Não queremos esta reitoria, chegou a hora de mudar, de "UMA VOZ POR TODAS"...
Força
Professor Moisés
Professor Pouzada
Professor Óscar Gonçalves
Professor José Borges de Almeida
Professora Margarida Proença de Almeida
Professor Alberto Proença
Professor Pedro Oliveira
Professor Manuel Sarmento
Estamos convosco durante os próximos, pelo menos, 4 anos
Fala-se de tachos?
Há muitos!!!...
Só no GSI há 4: 1 director, 2 chefes div e uma coordenadora.
Depois temos os tachos do sapia, do centro de comunicações, dos serviços tecnicos, etc. etc.
Mas há mais no Paço: directores, chefes div e chefes de secção, todos feitos à pressão. Gente que não sabe o que é vida...
GIIC, GP, GRI, GOA ...
GOA? Gabinete de Organização e Auditoria... Alguém ouviu falar? O que faz?
Porqê esta multiplicação de serviços? Não tinha sido esta o promessa deste Reitor. Mas ele agora vai esclarecer todas estas suas contadições.
Vai vai, espere sentado.Este senhor está acima dessas"pequenas"nuances.Cá para mim não vai abrir o bico e quanto a debates niente.Oxalá me engane.
Gostei do "poeta".Permita-me que acrescente.Não gostamos de cágados em cima das árvores, é contra natura, alguém os colocou lá.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Enviar um comentário
<< Home