10.5.06

Em nome do debate de ideias

1.
A abertura da possibilidade de comentar as mensagens colocadas neste blogue teve por objectivo debater a situação e os problemas da Universidade, bem como contribuir para a procura de soluções de futuro.

2.
Os comentários não foram, até agora, objecto de selecção prévia, por parte dos administradores do blogue.

3.
Ao longo das últimas semanas, tem vindo a crescer o número de leitores e de comentários. Verifica-se, porém, que o anonimato se tornou a regra, quase sem excepção, o que não deixa de ser estranho e sintomático, numa instituição que deveria pautar-se pelo debate livre e responsável.

4.
Mais grave: a zona de comentários foi, em parte, aproveitada para acusações individuais, ajustes de contas e despropósitos, obrigando, em ritmo crescente, os administradores a apagar textos impróprios para o debate académico, de cujo conteúdo esta candidatura se demarca.

5.
Tendo presente que o contexto de campanha eleitoral, que dentro de dias formalmente se inicia, é susceptível de agravar os comportamentos incorrectos que, sob a capa do anonimato, se têm manifestado, a candidatura entende dever tomar as seguintes medidas:

- criar um sistema de comentários a enviar por e-mail à candidatura, através de um endereço indicado no final de cada mensagem;

- editar esses comentários no corpo principal do blogue, desde que incorporem matéria relevante para o debate dos assuntos da Universidade;

- suspender a funcionalidade dos comentários do Blogger;

6.
Estamos todos a aprender a comunicar e a debater. Como temos visto, o caminho, nesta aprendizagem, é ainda longo. Esta candidatura quer percorrê-lo com todo o empenho e, desde logo, com todos aqueles que têm participado neste blogue, no espírito para que ele foi criado. Mas não pode dar cobertura a abusos e jogadas daqueles que se aproveitam de um espaço que deveria ser utilizado com elevação.

Endereço para comentários: moises.comentario@gmail.com