4.5.06

"Sonho de uma refundação da Universidade"

A apresentação da equipa que, a partir de agora, acompanha Moisés Martins na candidatura a Reitor da Universidade do Minho voltou a ser pretexto para um interessante debate, suscitado pela intervenção inicial do candidato.
As questões relacionadas com a excessiva burocratização do funcionamento da UM, o modo como a Reitoria actual (não) conduziu o processo de Bolonha e a ligação da Universidade ao exterior foram alguns dos pontos focados pelos participantes e aos quais a equipa respondeu, salvaguardando, embora, que as medidas concretas serão anunciadas brevemente, no programa de acção da candidatura.


Moisés Martins começou a sua intervenção aludindo a afirmações constantes no site do seu opositor, Guimarães Rodrigues, perguntando:
"Como é possível tomar a cultura do medo por um 'estímulo empolgante' e agradecer o 'zelo tutelar' daqueles que a promovem?
Como é possível ver 'irreverência juvenil' na deriva autoritária que nos amortalha em silêncio?
Como é possível ver 'invenção do futuro' numa Academia acossada, aflita e empobrecida, numa Academia de silêncio, com os órgãos académicos em défice democrático, onde o debate não passa de um simulacro de exercício de cidadania?
"
Sublinhou, depois, a importância de a Universidade do Minho ser protagonista no espaço europeu, valorizando, ao mesmo tempo, um investimento acrescido na euro-região Norte de Portugal e Galiza, no espaço lusófono e, mais latamente, no espaço iberoamericano.
Observando que "o crescimento económico e tecnológico não pode dispensar (...) o desenvolvimento cultural", o candidato defendeu fazer "todo o sentido falar de um sonho de refundação da Universidade", uma universidade não apenas 'de futuro' mas, fundamentalmente, 'com futuro'.

Para ler a intervenção de Moisés Martins na íntegra, clicar AQUI

Para ver as fotos da sessão de apresentação da equipa, clicar AQUI


1 Comments:

At 04/05/06, 22:25, Anonymous Anónimo said...

A equipa reitoral é excelente.
Parabéns e boa sorte!

 

Enviar um comentário

<< Home